UEPB - Repositório Digital

A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Demetrio Ferreira da
dc.date.accessioned 2016-08-01T20:33:21Z
dc.date.available 2016-08-01T20:33:21Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10950
dc.description SILVA, D. F. da. A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O estudo da educação étnico-racial, o trabalho voltado para positivar a figura e a importância da cultura negra em nossas escolas é a abertura para um ambiente promissor, com visão de futuro, onde abre espaço para promover o conhecimento afro-brasileiro e contribui para percepção e compreensão de novos olhares sobre a cultura africana, em relação à pessoa negra. A pesquisa aborda a aplicabilidade da lei 10.639/2003 e sua positividade para alavancar novas compreensões a respeito da cultura étnico-racial, a mesma apresenta caráter bibliográfico que enriquece a bagagem cognitiva do pesquisador, bem como visa direcionar novas concepções acerca dos elementos norteadores da cultura afro-brasileira. Desenvolvemos também a pesquisa de campo, que aborda o trabalho do professor em sala de aula e as suas concepções a respeito do ensino étnico-racial em nossas escolas. Para obtermos resultados e coletarmos informações que reforçassem ainda mais a nossa compreensão acerca da temática, aplicamos um questionário com oito (08) questões abertas, questões subjetivas, com o objetivo de deixar os participantes à vontade para responderem as perguntas como entenderem e enfatizar seus anseios, desejos, opiniões e sugestões. O questionário foi aplicado a quatro (04) professores que lecionam na rede municipal de ensino do município de Dona Inês, no estado da Paraíba, em especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena. Assim, a pesquisa desenvolvida trata da importância que a cultura étnico-racial assume para nossa sociedade, desta forma temos que positivar, alavancar os conhecimentos e opiniões das pessoas sobre a cultura africana e a contribuição do povo negro para o desenvolvimento do nosso Brasil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura Étnico-Racial pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.title A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta