Resumo:
O estudo da educação étnico-racial, o trabalho voltado para positivar a figura e a
importância da cultura negra em nossas escolas é a abertura para um ambiente
promissor, com visão de futuro, onde abre espaço para promover o conhecimento
afro-brasileiro e contribui para percepção e compreensão de novos olhares sobre a
cultura africana, em relação à pessoa negra. A pesquisa aborda a aplicabilidade da
lei 10.639/2003 e sua positividade para alavancar novas compreensões a respeito
da cultura étnico-racial, a mesma apresenta caráter bibliográfico que enriquece a
bagagem cognitiva do pesquisador, bem como visa direcionar novas concepções
acerca dos elementos norteadores da cultura afro-brasileira. Desenvolvemos
também a pesquisa de campo, que aborda o trabalho do professor em sala de aula e
as suas concepções a respeito do ensino étnico-racial em nossas escolas. Para
obtermos resultados e coletarmos informações que reforçassem ainda mais a nossa
compreensão acerca da temática, aplicamos um questionário com oito (08) questões
abertas, questões subjetivas, com o objetivo de deixar os participantes à vontade
para responderem as perguntas como entenderem e enfatizar seus anseios,
desejos, opiniões e sugestões. O questionário foi aplicado a quatro (04) professores
que lecionam na rede municipal de ensino do município de Dona Inês, no estado da
Paraíba, em especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador
Humberto Lucena. Assim, a pesquisa desenvolvida trata da importância que a
cultura étnico-racial assume para nossa sociedade, desta forma temos que positivar,
alavancar os conhecimentos e opiniões das pessoas sobre a cultura africana e a
contribuição do povo negro para o desenvolvimento do nosso Brasil.
Descrição:
SILVA, D. F. da. A aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e a positividade da
cultura afro-brasileira para o fortalecimento da educação étnico-racial
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador
Humberto Lucena – Dona Inês/PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.