Resumo:
O ensino de uma segunda língua deve envolver habilidades que levem o aluno a
compreender que sistemas linguísticos distintos funcionam de forma diferente. Como a
educação brasileira discrimina a abordagem fonético-fonológica no ensino do inglês
como segunda língua, desvios no processo de ensino-aprendizagem levam o aluno a
tratar a língua-alvo aplicando os mesmos padrões da sua língua materna. Devido ao
português brasileiro e o inglês serem línguas que apresentam distinções fonéticofonológicas
bastante significativas, o conhecimento nesta área se torna uma condição
necessária para alcançar resultados mais eficazes. Assim, o objetivo deste estudo é
identificar os principais fenômenos da não atenção aos aspectos fonético-fonológicos do
inglês como segunda língua, bem como fornecer a consciência fonológica por meio de
atividades de intervenção no intuito de promover um melhor desempenho dos alunos.
Este trabalho segue a fundamentação teórica de acordo com Silva Jr (2014); Alves
(2012); Zimmer (2004); Erdener e Burnham (2005); Othero (2005); Akamatsu (2002);
Dupoux & Peperkamp (1999); Stampe (1973); Mascherpe (1970) dentre outros na
abordagem de como se dá o processo de aquisição de uma L2 e Kent & Read (2002) e
Ladefoged e Johnson (2011) nos deram suporte para análise acústica dos dados
coletados. O corpus da pesquisa é composto de um grupo de 22 alunos de 2º ano do
Ensino Médio de uma escola pública de Guarabira-PB. Os dados foram coletados
durante a nossa participação no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID / UEPB) do subprojeto Inglês, Campus III. Esta pesquisa compreende
uma análise quantitativa e qualitativa por meio de dados orais e escritos. Os dados orais
foram coletados através de um gravador digital, que foram analisados acusticamente no
programa computacional PRAAT versão 5.3 (Boersma & Weenik, 2014). Ambas as
análises quantitativas e qualitativas confirmam a hipótese da interferência da língua
materna na aquisição do inglês como segunda língua. A partir da análise qualitativa,
conclui-se que os professores precisam entender os mecanismos utilizados por
estudantes no período de aquisição, como também, compreender a importância do
trabalho com habilidades orais, não levar somente o conhecimento estrutural ou
cultural, mas também trabalhar abordagens fonético-fonológicas a fim de minimizar os
erros fonéticos.
Descrição:
ALVES, A. C. A importância da consciência fonológica na aquisição do inglês
como segunda língua. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.