Este estudo, ancorado na Linguística Aplicada (Pennycook, 2001), analisa, investiga e reflete sobre a prática docente de uma professora de Língua Inglesa da rede estadual da Paraíba diante de situações do ensino de língua ...
Este artigo investiga as contribuições da língua tupi para a formação lexical do português brasileiro, com base em uma perspectiva histórica, linguística e sociocultural. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de ...
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo fonológico da prótese por acréscimo vocálico, caracterizado pela inserção da vogal [a] no início de determinados verbos, como “alevantar”, “assubir”, “ajuntar” e “alembrar”, ...
Esta pesquisa parte da compreensão de que os hábitos de leitura vêm se
transformando com o avanço das tecnologias digitais e da crescente inserção dos
alunos em ambientes multimodais. Dessa forma, temos como objetivo ...
O presente estudo trata sobre a leitura literária do cordel As proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima, em contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva do letramento literário. Em função disso, ...
A busca por uma educação de qualidade é um objetivo comum aos sistemas educacionais e também à sociedade. Nesse contexto, a educação básica brasileira dispõe de dois instrumentos fundamentais na análise da qualidade ...
O presente artigo analisa a moralidade da era vitoriana através de duas obras: The Strange Case of
Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson (1886) e The Importance of Being Earnest,
de Oscar Wilde (1895). ...
Este estudo tem como objetivo investigar a avaliação da escrita em Língua Portuguesa
como segunda língua por alunos surdos, conforme proposto no trabalho “Entre Libras
e Letras”, realizado em uma escola pública do Brejo ...
A presente pesquisa pretende discutir acerca da importância de se construir uma educação emocional no âmbito escolar, considerando que tal construção poderá promover um melhor autoconhecimento, melhores relações interpessoais ...
A escrita é uma prática social desenvolvida pelos sujeitos através de processos complexos que
envolvem tanto a internalização das convenções ortográficas quanto a relação com a oralidade.
Além disso, pode ser adaptada a ...
O processo de alfabetização ocorre nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), ele impacta diretamente a aprendizagem nos anos subsequentes. No entanto, esse processo nem sempre se desenvolve plenamente, o que pode ...
As narrativas literárias dos Estados Unidos, no século XIX, possibilitaram ao leitor ter contato com as principais definições populares do transcendentalismo, como ocorre em Walden, ou A vida nos bosques, de Henry David ...
Este trabalho tem como principal objetivo discutir a questão regional nordestina sobre as masculinidades, especificamente, ressaltando o conjunto de características que construiu por muito tempo o homem nordestino, e seu ...
O contato das crianças no início do Ensino Fundamental com os livros estimulam nelas a
descoberta da linguagem e, consequentemente, a curiosidade pela leitura. O objetivo da
pesquisa é discutir, por meio de uma revisão ...
Nascimento, Roberta Alessandra Freire do(2016-05-25)
O artigo percorre um caminho reflexivo direcionado a obra "Angústia" de Graciliano Ramos, tendo como objetivo analisar o Regionalismo introspectivo presente em sua literatura. Para tanto, usamos como guia pesquisas ...
A linguagem está presente em todas as esferas sociais e possui diversas
finalidades, dentre elas, convencer alguém a fazer determinado ato ou persuadir a
comprar determinado produto ou serviço. Assim sendo, este trabalho ...
Este presente trabalho aborda sobre a vida de Mary Wollstonecraft Godwin (1797-
1851), conhecida popularmente como Mary Shelley. Assim, abordamos o percurso
feito pela escritora para a criação de seu romance Frankenstein ...
A pandemia de COVID-19 provocou uma grande transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial (ERE) e, posteriormente, o retorno ao modelo presencial. O ERE foi apoiado por tecnologias que desempenharam um ...
Durante a pandemia do Covid-19, com o processo de (re)adaptação as novas condições
educacionais, as metodologias ativas ganharam ainda mais espaço, surgindo como uma
alternativa complementar e facilitadora no ensino, ...
Soares, Maria das Gracas Silva de Oliveira(2024-11-12)
RESUMO
Tendo como foco o desenvolvimento da oralidade e das competências linguísticas no ensino fundamental, o presente artigo tem como objetivo geral discutir os resultados de um projeto de leitura realizado com alunos ...