Resumo:
Nesta monografia, discutimos a importância da motivação no processo de ensino e
aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A importância de ser trabalhado em
sala de aula a motivação do aluno, a auto-estima, a confiança e a auto-imagem de maneira a
influenciar a capacidade do aluno na jornada educativa e na vida, tornando-o capaz e seguro,
constitui pontos fortes da pesquisa. Considerando que a educação é um processo de
desenvolvimento e remodelação da personalidade do individuo, o professor precisa estimular
sua própria escuta, ter tempo para o aluno, ouvir e reconhecer em suas falas o que lhe serve
como motivação, trabalhar a confiança do aluno e o seu conhecimento. O estudo está baseado
nas teorias da motivação, da auto-estima, auto-imagem e auto-eficácia. Nota-se que para a
melhoria no processo de ensino/aprendizagem na formação do aluno e da sua personalidade,
como alguém confiante, seguro e vencedor, devem-se trabalhar essas teorias em sala de aula.
Assim, nesse trabalho, o foco principal é mostrar que o papel do professor é fundamental na
vida e no desenvolvimento intelectual do aluno, para que o mesmo se torne capaz, otimista e
vencedor. O professor é a base da educação na formação de adultos determinados, capazes,
confiantes, motivador do aluno a reconhecer o seu próprio valor para educação.
Descrição:
ARAÚJO, J. D. de. A motivação no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.