Resumo:
Com este trabalho objetiva-se analisar como os professores de geografia da escola de ensino médio Monsenhor Emiliano de Cristo utilizam os recursos didáticos disponíveis no âmbito escolar e/ou fora dele para dinamizar as aulas de geografia, através de uma pesquisa elaborada a partir de questionários direcionados aos professores da escola. Os dados da pesquisa foram colhidos de revisões bibliográficas, pesquisas na internet, experiências particulares e observações de campo. A escolha pela analise da inclusão dos recursos didáticos nas aulas de geografia se deu a partir do interesse de compreender melhor porque os professores não utilizam ou utilizam pouco os recursos didáticos nas aulas transformando assim a aula tradicional em uma aula inovadora. Desde a origem da ciência geográfica fez-se necessário inserir em sua composição o uso de elementos que possibilitam a melhor absorção dos conteúdos que serão impostos no âmbito escolar, esses elementos ganham a denominação de recursos didáticos que pode ir de um simples globo terrestre a um moderno GPS (Sistema de Posicionamento Global), todos esses recursos tem a finalidade de estimular a aprendizagem do aluno objetivando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Essa realidade ressignifica a forma como as aulas de geografia são aplicadas ate hoje e o novo papel do professor dando ênfase á conteúdos que deem prioridade a realidade do aluno.
Descrição:
BARRETO, J. da. S. Como os recursos didáticos contribuem para dinamizar as aulas de geografia no ensino médio na Escola Monsenhor Emiliano de Cristo. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.