Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade mostrar o desenvolver da pesquisa na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, localizada na
cidade de Gurinhém-PB, no qual abordará os processos e/ou métodos de ensino
utilizados nas aulas de educação Ambiental desenvolvidas nesta unidade
educacional. A pesquisa procurou esclarecer as interfaces da educação ambiental
nas series iniciais, entre os alunos (as) do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e
demais Profissionais de Educação desta escola. Aplicamos junto aos profissionais
de educação desta unidade escolar alguns questionários os quais serviram de
instrumentos para analisarmos os métodos e propostas educacionais voltados para
a educação ambiental nesta unidade escolar, na sequência desenvolveram junto
aos alunos (as) e aos demais profissionais desta escola uma serie de atividades
relacionadas com o processo de educação ambiental dentre as quais destacamos
a utilização de palavras cruzadas, caça-palavras, etc. todas abordando conteúdos
relacionados à educação ambiental. Verificamos neste trabalho que o ensino da
Educação Ambiental nesta unidade escolar precisa-se de mais incentivo e
investimento, posto que seus profissionais não se encontram com capacidade de
inserir tais conteúdos de forma interdisciplinar. Proporcionando aos alunos desta
escola uma ampla carência no que diz respeito ao conhecimento relativos a
questão ambiental.
Descrição:
ANDRADE, Josefa D'Ângela do Nascimento Lima. Educação ambiental nas séries iniciais (2º ao 5º) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro. 2014. 39f. Monografia (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015.