Resumo:
Hoje, o ensino médio é de extrema importância na formação de cidadãos conscientes e responsáveis para nossa sociedade. Para isso, é necessária a participação do professor e aluno durante todo o ensino médio. Nós professores temos o papel de preparar e dispor informações referentes à nossa disciplina de acordo com o ambiente em que estamos vivendo. Porém muitas dificuldades são encontradas pelos alunos durante a disciplina de química, observa-se ainda muita desmotivação e desinteresse por parte dos alunos no assunto referente à química. Muitos alunos afirmam que a disciplina é muito teórica e de difícil compreensão, não possuindo aulas experimentais, sendo assim não conseguindo assimilar o assunto com o seu cotidiano. Esse trabalho busca aproximar a disciplina e o aluno por intermédio de práticas experimentais em sala de aula com objetivo de motivá-los e aprenderem a Química de forma agradável. O projeto foi realizado em um colégio estadual de ensino fundamental médio de Olho D’Água-PB, foram aplicados experimentos em sala de aula relacionados com o conteúdo estudado e questionários foram aplicados aos alunos. Com a concretização deste trabalho, foi possível perceber que os alunos conseguiram entender o que estava acontecendo durante a experimentação, e assimilar com o conteúdo teórico estudado. Muitos afirmaram que gostariam que a experimentação em sala de aula fosse mais freqüente, pois assim a matéria fica mais interessante, e conseguem entender melhor o que foi explicado na teoria e até mesmo relacionar com o seu dia-a-dia.
Descrição:
LOPES FILHO, Antônio Dantas. Novas críticas metodológicas para ensino de Química: uma experiência na E.E.E.F.M. Antônio A. de Almeida - Olho D'agua-PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]