Resumo:
O nosso objetivo neste trabalho é analisar a prática dos/as professores/as quanto a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana em duas escolas públicas localizadas na cidade de Alagoinha-PB. Trata-se de uma escola municipal de ensino fundamental II e uma escola estadual de ensino fundamental e médio.A principal questão que norteia a discussão deste trabalho é identificar quais os conteúdos elencados e identificar como os professores/as de ambas as escolas estão trabalhando com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana comparar as práticas das duas escolas, visto que comumente os conteúdos de historia e cultura afro-brasileira e africana são tratados nas escolas no dia 20 de novembro. Embora os livros didáticos tragam esses conteúdos nem sempre eles integram a prática de professores/as (as). Por quê? Para compreensão da realidade das escolas recorremos às observações do cotidiano da sala de aula durante o segundo semestre de 2014 e realizamos entrevistas com 10 professores de diferentes áreas de conhecimento em ambas as escolas. Para tanto, dialogamos com alguns pesquisadores/as que discutem sobre a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, a exemplo de (OLIVEIRA & CUNHA JR, (2012), OLIVA, (2009) entre outros. A realidade identificada nas duas escolas da cidade de Alagoinha-PB não foge a realidade nacional, há uma prática com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana que nem sempre passa pela implementação no currículo escolar, mas se constitui um fazer pontual e descontínuo.
Descrição:
BARRETO, A. P. da S. Os conteúdos de História e cultura afro-brasileira e africana na prática de professores das escolas públicas de Alagoinha- PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.