dc.contributor.author |
Barreto, Adriana Paulino da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-08T20:23:45Z |
|
dc.date.available |
2016-08-08T20:23:45Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.other |
CDD 981 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11067 |
|
dc.description |
BARRETO, A. P. da S. Os conteúdos de História e cultura afro-brasileira e africana na prática de professores das escolas públicas de Alagoinha- PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O nosso objetivo neste trabalho é analisar a prática dos/as professores/as quanto a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana em duas escolas públicas localizadas na cidade de Alagoinha-PB. Trata-se de uma escola municipal de ensino fundamental II e uma escola estadual de ensino fundamental e médio.A principal questão que norteia a discussão deste trabalho é identificar quais os conteúdos elencados e identificar como os professores/as de ambas as escolas estão trabalhando com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana comparar as práticas das duas escolas, visto que comumente os conteúdos de historia e cultura afro-brasileira e africana são tratados nas escolas no dia 20 de novembro. Embora os livros didáticos tragam esses conteúdos nem sempre eles integram a prática de professores/as (as). Por quê? Para compreensão da realidade das escolas recorremos às observações do cotidiano da sala de aula durante o segundo semestre de 2014 e realizamos entrevistas com 10 professores de diferentes áreas de conhecimento em ambas as escolas. Para tanto, dialogamos com alguns pesquisadores/as que discutem sobre a implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, a exemplo de (OLIVEIRA & CUNHA JR, (2012), OLIVA, (2009) entre outros. A realidade identificada nas duas escolas da cidade de Alagoinha-PB não foge a realidade nacional, há uma prática com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana que nem sempre passa pela implementação no currículo escolar, mas se constitui um fazer pontual e descontínuo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Waldeci Ferreira Chagas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.title |
Os conteúdos de História e cultura afro-brasileira e africana na prática de professores das escolas públicas de Alagoinha- PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |