dc.description.abstract |
A educação é um direito reservado a todos e tem como uma das principais finalidades o desenvolvimento pleno da cidadania. Assim, a Geografia enquanto ciência de interface entre várias áreas do conhecimento pode contribuir de forma significativa para que a educação cumpra, de fato, o seu papel. O ensino dessa disciplina vem sofrendo diversas mudanças ao longo do tempo, apresentado muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais percalços tem se tornado um grande desafio e chamado a atenção de muitos educadores.
Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar os principais desafios e as perspectivas de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II, considerando que os desafios se apresentam hoje em todas as modalidades e níveis do ensino, porém, no Ensino Fundamental parece ser um tanto mais complexo, uma vez que se trata da construção da base escolar. Sendo assim, as dificuldades apresentadas nessa fase vão desde aquelas relacionadas ao aprendizado dos conteúdos curriculares em si, que nem sempre consideram os conhecimentos de mundo do educando, passando também por aquelas ligadas a fatores comportamentais como a indisciplina. Assim, o estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico seguido da análise do material, tendo ocorrido também pesquisa direta, observações in loco e aplicação de questionários com os professores que lecionam Geografia no Ensino Fundamental II em quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade de Areia-PB. A pesquisa bibliográfica constituiu-se assim, em um estudo das teorias que fundamentam o estudo da Geografia numa perspectiva de cunho humanista e construtivista, o embasamento das mesmas facilitou a compreensão do processo referente ao ensino e aprendizagem da Geografia e também de sua prática docente. A aplicabilidade de tais teorias pode contribuir para minimizar determinados problemas que se apresentam hoje no âmbito escolar. |
pt_BR |