UEPB - Repositório Digital

Desafios e perspectivas de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II: um estudo com os professores das escolas públicas do município de Areia - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Ozana da Silva
dc.date.accessioned 2016-08-17T16:00:22Z
dc.date.available 2016-08-17T16:00:22Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 910.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11130
dc.description COSTA, Ozana da Silva. Desafios e perspectivas de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II: um estudo com os professores das escolas públicas do município de Areia-PB. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A educação é um direito reservado a todos e tem como uma das principais finalidades o desenvolvimento pleno da cidadania. Assim, a Geografia enquanto ciência de interface entre várias áreas do conhecimento pode contribuir de forma significativa para que a educação cumpra, de fato, o seu papel. O ensino dessa disciplina vem sofrendo diversas mudanças ao longo do tempo, apresentado muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais percalços tem se tornado um grande desafio e chamado a atenção de muitos educadores. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar os principais desafios e as perspectivas de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II, considerando que os desafios se apresentam hoje em todas as modalidades e níveis do ensino, porém, no Ensino Fundamental parece ser um tanto mais complexo, uma vez que se trata da construção da base escolar. Sendo assim, as dificuldades apresentadas nessa fase vão desde aquelas relacionadas ao aprendizado dos conteúdos curriculares em si, que nem sempre consideram os conhecimentos de mundo do educando, passando também por aquelas ligadas a fatores comportamentais como a indisciplina. Assim, o estudo foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico seguido da análise do material, tendo ocorrido também pesquisa direta, observações in loco e aplicação de questionários com os professores que lecionam Geografia no Ensino Fundamental II em quatro escolas da rede municipal de ensino da cidade de Areia-PB. A pesquisa bibliográfica constituiu-se assim, em um estudo das teorias que fundamentam o estudo da Geografia numa perspectiva de cunho humanista e construtivista, o embasamento das mesmas facilitou a compreensão do processo referente ao ensino e aprendizagem da Geografia e também de sua prática docente. A aplicabilidade de tais teorias pode contribuir para minimizar determinados problemas que se apresentam hoje no âmbito escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juliana Nóbrega Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.subject Proposta política-pedagógica pt_BR
dc.title Desafios e perspectivas de lecionar Geografia no Ensino Fundamental II: um estudo com os professores das escolas públicas do município de Areia - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta