Resumo:
O uso de plantas medicinais compõe a prática médica tradicional de várias culturas ao redor mundo. Este trabalho objetivou verificar a percepção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Maria Emília Oliveira de Almeida acerca do tema Plantas Medicinais visando contribuir com a valorização e o resgate do conhecimento que esses alunos trazem sobre o tema. A coleta dos dados foi realizada a partir de formulários semi-estruturados. Essa pesquisa possibilitou perceber, que da amostra estudada, 83% dos estudantes já tiveram experiências com essas plantas e já compartilharam esse conhecimento com pessoas próximas, em um certo momento da pesquisa os estudantes apontaram as plantas mais utilizadas e conhecidas pelo grupo sendo as mais citadas babosa e hortelã, para este momento paras as plantas mais citadas calculamos o valor de uso, foi expressiva a quantidade de alunos que acreditam no potencial medicinal dessas plantas, também foi evidenciado que nessa amostra as mulheres apresentaram-se como maioria, durante todo o processo grande parte dos estudantes demonstraram interesse pelo tema e evidenciaram a importância desse conteúdo ser trabalhado em sala valorizando seus conhecimentos prévios o que pode contribuir no desenvolvimento de uma prática educativa mais significativa e contextualizada.
Descrição:
SOUZA, D. L. N. Um estudo etnobotânico na Educação de Jovens e Adultos em (Campina Grande – PB). 2016. 23f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.