Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de Bullying, segundo os teóricos mais
recentes, bem como debater quais são as causas e os efeitos mais comuns para o fenômeno do
Bullying. Os personagens desse embate são múltiplos. Existem os agressores, que são aqueles
que praticam efetivamente os atos violentos, existem as vítimas, e existem os expectadores.
Contudo, a caracterização do problema não é tão simples e maniqueísta. Os envolvidos nos
atos de Bullying comumente passam de vítima à agressor, ou de expetadores à vítima ou
agressor. As relações de poder em jogo, bem como o histórico pessoal, podem variar muito de
caso a caso, deixando assim, uma situação complexa de diagnóstico. Entretanto, precisamos
lembrar que o Bullying é diferente de outras formas de violência escolar, e como tal, pode-se
estabelecer algumas características essenciais para seu diagnóstico. Repetição dos ataques
sempre sob os mesmos alvos; reprodução da violência observada em casa, ou sofrida, para
com os mais fracos, numa cadeia interminável de violência; comportamento auto depreciativo
e autodestrutivo por parte das vítimas etc. Contudo, existem alternativas para o combate ao
Bullying. É justamente pela falta de diálogo entre as partes que se permite a continuidade
desse problema. Deste modo, as partes finais desse trabalho, se detém a apontar eventuais
medidas de prevenção e combate ao Bullying escolar.Com base nos teóricos de renome na
pesquisa sobre o Bullying, aliado a nossa experiência de Estágio, podemos traçar algumas
medidas que busquem assegurar a integridade e o respeito dos alunos, conforme o Estatuto da
Criança e do Adolescente prevê, principalmente por causa do entendimento de quão grave é o
problema do Bullying para a formação e desenvolvimento desses futuros seres humanos.
Descrição:
OLIVEIRA, I. F. Bullying, suas razões e efeitos: uma proposta de tolerância. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.