Resumo:
Este trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil apresenta resultados de uma pesquisa
qualitativa cujo objetivo foi investigar e discutir sobre a importância do jogo e do brincar no
processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de
brincadeiras, jogos e brinquedos, na tentativa de clarificar informações pertinentes a esta
temática, que apresenta no seu contexto de significações interpretações ambíguas. Analisando
o jogo e o brincar como um instrumento de mediação e possibilitador da aprendizagem, pôdese perceber que o mesmo além de inovar as práticas pedagógicas,propicia o desenvolvimento
cognitivo, afetivo-social, moral, da linguagem e físico-motor da criança, com vistas na sua
formação integral, devendo, portanto, ser inserido no contexto educacional, a fim de propiciar
uma aprendizagem prazerosa, instigadora do interesse, da motivação, da cooperação, da
socialização e do respeito mútuo. São apresentados alguns jogos na prescrição deste trabalho,
elencando os mais utilizados na Educação Infantil: jogos tradicionais, de construção, de faz-de-conta e de regras. Esses são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez
que, possibilita à aprendizagem de forma ativa, efetiva e significativa à vida futura. No
entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o
professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite
novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais
envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro
dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim
fazem parte do processo de aprendizagem.
Descrição:
REMÍGIO, E. M. S. O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.