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O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil

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dc.contributor.author Remígio, Eurivânia Maria de Sousa
dc.date.accessioned 2016-08-25T16:53:40Z
dc.date.available 2016-08-25T16:53:40Z
dc.date.issued 2014-09-27
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11222
dc.description REMÍGIO, E. M. S. O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar e discutir sobre a importância do jogo e do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando à construção do conhecimento através de brincadeiras, jogos e brinquedos, na tentativa de clarificar informações pertinentes a esta temática, que apresenta no seu contexto de significações interpretações ambíguas. Analisando o jogo e o brincar como um instrumento de mediação e possibilitador da aprendizagem, pôdese perceber que o mesmo além de inovar as práticas pedagógicas,propicia o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social, moral, da linguagem e físico-motor da criança, com vistas na sua formação integral, devendo, portanto, ser inserido no contexto educacional, a fim de propiciar uma aprendizagem prazerosa, instigadora do interesse, da motivação, da cooperação, da socialização e do respeito mútuo. São apresentados alguns jogos na prescrição deste trabalho, elencando os mais utilizados na Educação Infantil: jogos tradicionais, de construção, de faz-de-conta e de regras. Esses são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que, possibilita à aprendizagem de forma ativa, efetiva e significativa à vida futura. No entanto, ressalta-se que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades. É o professor quem deve conduzir o aluno e as atividades a serem realizadas. O lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores como: capacitação dos profissionais envolvidos, infra-estrutura, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança, pois as atividades lúdicas não são somatórias, mas sim fazem parte do processo de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Angela Patricia Felipe Gama pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.title O jogo e o brincar como instrumento de meditação para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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