Resumo:
O presente trabalho aborda o descaso para com a educação do homem do campo a qual é oferecida seguindo um modelo urbano, pois durante muito tempo o campo foi visto como lugar de atraso e os cidadãos que compõe esse meio tiveram que conviver com os preconceitos, injustamente eram tidos como matutos e incapazes. Porém meio aos preconceitos e descasos com a educação do campo, surgiu os Movimentos Sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que além de lutar pela a reforma agrária também toma a iniciativa de lutar em prol de uma educação voltada para realidade do campo devido encontrar-se planejada nos parâmetros urbanos, ou seja, descontextualizada da realidade camponesa. Mas com o passar do tempo se observou que havia a necessidade urgente de mudar o currículo e a metodologia direcionada a educação do campo para que pudessem proporcionar as mesmas condições e oportunidades oferecidas aos discentes urbanos, nesse caso as políticas públicas devem dar um pouco mais de importância ao ensino no campo, fazendo com que através da educação se processe a socialização e o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem do discente do campo proporcionando a inserção como cidadão com direitos e deveres de forma igualitária.
Descrição:
SOUTO, Rosângela Soares. As dificuldades que os discentes do campo enfrentam para dar prosseguimento aos seus estudos: sonhos e desafios. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]