UEPB - Repositório Digital

Programa Um Computador por Aluno - PROUSA - Projeto Educacional em Tecnologia e Inclusão Gigital e sua implantação na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, Bananeiras - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Geniarle Maia Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-09-01T16:40:14Z
dc.date.available 2016-09-01T16:40:14Z
dc.date.issued 2014-05-26
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11244
dc.description NEVES, Geniarle Maia Rodrigues. Programa Um Computador por Aluno - PROUSA - Projeto Educacional em Tecnologia e Inclusão Gigital e sua implantação na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, Bananeiras-PB. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve por objetivo apresentar o “Programa Um Computador Por Aluno” - PROUCA, e sua implantação na Escola Normal Estadual Professor Pedro Augusto de Almeida, em Bananeiras. Nosso interesse estava em investigar os aspectos pedagógicos que eram vivenciados através do programa, e como seus recursos eram utilizados no dia a dia da escola. Através de uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, entrevistamos professores, gestores e alunos/as, com o intuito de mapear a utilização dos laptops pelos diferentes sujeitos pesquisados. Para tanto, lançamos mão de questionários semiestruturados, visando nortear um estudo de caso. Neste percurso, buscamos dialogar principalmente com Castells (1999, 2005), Kenski (2003, 2010) e Lévy (1999, 2003), dentre inúmeros outros autores que se dedicaram por estudar as relações entre as novas tecnologias e a educação. A priori, as impressões alcançadas ao longo da pesquisa nos apontam alguns elementos que dificultam a utilização do programa e a aprendizagem que poderia advir dele, tais como: a má infraestrutura da escola, a dificuldade de formação dos professores e a falta de planejamento das atividades que necessitam do uso das tecnologias. Os resultados também mostraram que a escola não está promovendo uma inclusão digital e que necessita de um apoio pedagógico mais eficiente por parte da instituição promotora das formações – a UFPB, como também por parte do MEC quando se refere ao suporte técnico. Tais iniciativas, quando reajustadas, poderiam facilitar o bom andamento do programa, como também propiciar estímulos a uma maior utilização destes recursos didáticos em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciano Nascimento Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject PROUCA pt_BR
dc.title Programa Um Computador por Aluno - PROUSA - Projeto Educacional em Tecnologia e Inclusão Gigital e sua implantação na Escola Normal Professor Pedro Augusto de Almeida, Bananeiras - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta