dc.description.abstract |
A educação deve ser compreendida a partir da inclusão de certo momento histórico evolutivo,
investigando-a ao longo de seu passado e buscando incluir as perspectivas de acesso ao
futuro. Partindo deste pressuposto, este trabalho monográfico pretende realizar uma reflexão
sobre a geração contemporânea e os desafios da prática docente na atualidade, seus reflexos e
ações, visando repensar a prática pedagógica, bem como compreender a relação entre os
conflitos de gerações, as contradições da sociedade e suas interferências no ambiente escolar,
de acordo com o pensamento de alguns teóricos a exemplo de Freire (2009), Belo (2001)
Esteban (2002), Brasil (2010) Libânio (1985), Hoffaman (2010), Morin (2004), Nóvoa
(2007), entre outros. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, e foi realizada
através de um estudo de campo composto de um questionário de múltipla escolha, respondido
por vinte professores, duas diretoras e um supervisor de uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental, situada no Município de Cacimbas- Paraíba. O Objeto de análise serviu como
enfoque para a compreensão da situação atual da educação nesta escola, em que essa tomada
de consciência poderá contribuir para que os educadores passem a atuar com eficácia,
baseados numa sociedade histórica e consciente de que precisa ultrapassar os limites dos
muros escolares. Ao refletirmos a respeito destas questões, verificamos que a prática
pedagógica docente em pleno século XXI ainda precisa ser fortalecida, através da aquisição
de uma nova postura tecnológica a favor do desenvolvimento intelectual de ambas as partes. |
pt_BR |