Resumo:
O presente trabalho monográfico aborda o tema Educação do Campo, apresentando um breve histórico que ressalta a evolução da educação rural para a Educação do Campo e sua proposta pedagógica. Como principais referenciais teóricos temos Roseli Salete Caldart, Bernardo Mançano Fernandes, Mônica Castagna Molina, Ângela Monteiro Pires, Celi Zulke Taffarel e Cláudio de Lira Santos Junior. Utilizou-se esta base teórica de estudo para analisar a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Honório Alves em suas práticas pedagógicas em relação à Educação do Campo. Com a pesquisa qualitativa os resultados mostram as práticas que favorecem articular os conteúdos com a realidade dos alunos; por outro lado, constata-se que a ausência de uma formação específica sobre Educação do Campo impede que a escola se desenvolva como tal, e que com a referida formação possibilita-se aos professores e gestores da escola a capacidade de coordenar a construção de um currículo que contemple diferentes dimensões formativas e que articule o trabalho pedagógico na dimensão do conhecimento com práticas de trabalho, cultura e luta social.
Descrição:
NASCIMENTO, Ricardo Rodrigues. Educação do campo: um estudo de caso no município de Ingá-PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]