dc.contributor.author |
Silva, Gutenberg Dantas da |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-02T13:09:55Z |
|
dc.date.available |
2016-09-02T13:09:55Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 900 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11271 |
|
dc.description |
SILVA, G. D da. A utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem da Geografia no fundamental II nas escolas públicas de Esperança – PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presença das tecnologias digitais em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua utilização com a finalidade didática e pedagógica na escola. As novas tecnologias permitem a transmissão e construção do conhecimento de forma mais ampla e auxiliando todos os envolvidos, alunos(as) e professores(as), sobre os conteúdos programáticos. As relações no universo escolar criam uma nova dimensão, tornando a interação mais dinâmica e motivadora. A entrada das novas tecnologias nas salas de aula facilitam a criação de projetos pedagógicos, trocas interindividuais, comunicação digital, redefinindo o relacionamento estabelecido entre professores(as) e alunos(as). O presente estudo tem por objetivo, analisar as potencialidades da utilização das novas tecnologias e outros recursos pedagógicos no ensino da disciplina de Geografia, no Fundamental II das escolas públicas de Esperança-PB. Identificar as tecnologias utilizadas nas salas de aulas pelos professores e alunos(as). Mostrar as dificuldades ou obstáculos que dificultam e impedem o uso efetivo das novas tecnologias. Traçar o perfil acadêmico e profissional dos professores(as) que lecionam a disciplina. Discutir os resultados obtidos, evidenciando a relação escola-professor(a)-aluno(a), na utilização das novas tecnologias como recurso didático e pedagógico, são os objetivos específicos. Para a metodologia foi aplicado um questionário com trinta e seis questões com todos os professores(as) de Geografia do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Esperança-PB, caracterizando o universo total do objeto de estudo pesquisado. Nos resultados e discussões, os dados obtidos foram tabulados e as informações mais relevantes foram colocadas em gráficos com duas variáveis. As informações foram descritas e relacionadas, trazendo informações da realidade escolar sobre a prática docente no ensino de Geografia, respondendo aos objetivos específicos da pesquisa. Nas conclusões, ficou evidenciado a importância do uso das tecnologias digitais para a efetivação de uma prática docente inovadora e atual com o foco na motivação e no aprendizado mais dinâmicos dos(as) alunos(as) das escolas do ensino fundamental em Esperança-PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Marília Maria Quirino Ramos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem da Geografia no fundamental II nas escolas públicas de Esperança – PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |