Resumo:
A carência de capacitação das artesãs produtoras de renda renascença da
ASSOAM (Associação das Artesãs de Monteiro) para a comercialização de seus
produtos motivou a aplicação de uma pesquisa do tipo etnográfica, com a realização
de um curso-piloto, cuja finalidade foi de oportunizar a estas rendeiras a
compreensão de alguns conceitos e procedimentos matemáticos, tais como:
Resolução de problemas que simulam situações do cotidiano, envolvendo as quatro
operações fundamentais da matemática com os números naturais e racionais na
representação decimal; e a apresentação dos conceitos porcentagem, custo, lucro e
desconto, para serem utilizados nas relações de compra e venda, com o propósito
de melhorar a comercialização e lucratividade dos produtos. Baseando-se em
Nóbrega (2005), destacamos a origem e a trajetória da Renda Renascença até a
Paraíba, além de entender a situação econômica deste agrupamento social; com a
proposta de D’Ambrósio (2005), a Etnomatemática possibilita analisar as situações
de ensino/aprendizagem ocorridas durante o curso-piloto; sob a ótica de Mollica &
Leal (2009), ressaltamos os métodos de cálculo mental utilizados pelas participantes
para solucionar problemas que simulam situações cotidianas; e a partir das
contribuições de Souza & Lucena (2008), destacamos as práticas de
letramento/numeramento destas mulheres. Esta experiência favoreceu às rendeiras
uma reflexão sobre o valor real das peças por elas produzidas, além de ferramentas
matemáticas elementares para aperfeiçoar a comercialização dos seus produtos,
apesar de mostrar-se também insuficientes para suprir todas as suas necessidades
de capacitação, apontando diretrizes neste sentido.
Descrição:
BEZERRA, A. R. F. A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.