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A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM

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dc.contributor.author Bezerra, Airton Romeu Feitosa
dc.date.accessioned 2016-09-02T20:32:18Z
dc.date.available 2016-09-02T20:32:18Z
dc.date.issued 2013-08-27
dc.identifier.other CDD 510.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11283
dc.description BEZERRA, A. R. F. A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A carência de capacitação das artesãs produtoras de renda renascença da ASSOAM (Associação das Artesãs de Monteiro) para a comercialização de seus produtos motivou a aplicação de uma pesquisa do tipo etnográfica, com a realização de um curso-piloto, cuja finalidade foi de oportunizar a estas rendeiras a compreensão de alguns conceitos e procedimentos matemáticos, tais como: Resolução de problemas que simulam situações do cotidiano, envolvendo as quatro operações fundamentais da matemática com os números naturais e racionais na representação decimal; e a apresentação dos conceitos porcentagem, custo, lucro e desconto, para serem utilizados nas relações de compra e venda, com o propósito de melhorar a comercialização e lucratividade dos produtos. Baseando-se em Nóbrega (2005), destacamos a origem e a trajetória da Renda Renascença até a Paraíba, além de entender a situação econômica deste agrupamento social; com a proposta de D’Ambrósio (2005), a Etnomatemática possibilita analisar as situações de ensino/aprendizagem ocorridas durante o curso-piloto; sob a ótica de Mollica & Leal (2009), ressaltamos os métodos de cálculo mental utilizados pelas participantes para solucionar problemas que simulam situações cotidianas; e a partir das contribuições de Souza & Lucena (2008), destacamos as práticas de letramento/numeramento destas mulheres. Esta experiência favoreceu às rendeiras uma reflexão sobre o valor real das peças por elas produzidas, além de ferramentas matemáticas elementares para aperfeiçoar a comercialização dos seus produtos, apesar de mostrar-se também insuficientes para suprir todas as suas necessidades de capacitação, apontando diretrizes neste sentido. pt_BR
dc.description.sponsorship Tatiana Fernandes Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.subject Rendeiras pt_BR
dc.title A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM pt_BR
dc.type Other pt_BR


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