dc.contributor.author |
Bezerra, Airton Romeu Feitosa |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-02T20:32:18Z |
|
dc.date.available |
2016-09-02T20:32:18Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11283 |
|
dc.description |
BEZERRA, A. R. F. A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM. 2011. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A carência de capacitação das artesãs produtoras de renda renascença da
ASSOAM (Associação das Artesãs de Monteiro) para a comercialização de seus
produtos motivou a aplicação de uma pesquisa do tipo etnográfica, com a realização
de um curso-piloto, cuja finalidade foi de oportunizar a estas rendeiras a
compreensão de alguns conceitos e procedimentos matemáticos, tais como:
Resolução de problemas que simulam situações do cotidiano, envolvendo as quatro
operações fundamentais da matemática com os números naturais e racionais na
representação decimal; e a apresentação dos conceitos porcentagem, custo, lucro e
desconto, para serem utilizados nas relações de compra e venda, com o propósito
de melhorar a comercialização e lucratividade dos produtos. Baseando-se em
Nóbrega (2005), destacamos a origem e a trajetória da Renda Renascença até a
Paraíba, além de entender a situação econômica deste agrupamento social; com a
proposta de D’Ambrósio (2005), a Etnomatemática possibilita analisar as situações
de ensino/aprendizagem ocorridas durante o curso-piloto; sob a ótica de Mollica &
Leal (2009), ressaltamos os métodos de cálculo mental utilizados pelas participantes
para solucionar problemas que simulam situações cotidianas; e a partir das
contribuições de Souza & Lucena (2008), destacamos as práticas de
letramento/numeramento destas mulheres. Esta experiência favoreceu às rendeiras
uma reflexão sobre o valor real das peças por elas produzidas, além de ferramentas
matemáticas elementares para aperfeiçoar a comercialização dos seus produtos,
apesar de mostrar-se também insuficientes para suprir todas as suas necessidades
de capacitação, apontando diretrizes neste sentido. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Tatiana Fernandes Santana |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomatemática |
pt_BR |
dc.subject |
Rendeiras |
pt_BR |
dc.title |
A aplicação de algum conceitos matemáticos na comercialização da renda renascença: uma experiência de ensino/aprendizagem com as rendeiras da ASSOM |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |