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O ensino de língua espanhola para surdos: um estudo teórico-crítico

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dc.contributor.author Teixeira, Maria da Conceição Almeida
dc.date.accessioned 2016-09-02T21:05:19Z
dc.date.available 2016-09-02T21:05:19Z
dc.date.issued 2013-10-29
dc.identifier.other CDD 460
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11286
dc.description TEIXEIRA, M. C. A. O ensino de língua espanhola para surdos: um estudo teórico-crítico. 2010. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010. pt_BR
dc.description.abstract No curso de graduação em Letras, Habilitação em Língua Espanhola do Campus VI da UEPB, os graduandos são motivados, pela maioria dos professores, a aplicarem o enfoque comunicativo em suas práticas pedagógicas, de forma que englobe as quatro destrezas indicadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN ao ensino de Língua Estrangeira (ler, ouvir, escrever e falar). No entanto, estes graduandos encontrarão, em suas salas de aula, alunos que não conseguirão fazer uso destas habilidades, como o caso específico dos alunos-surdos, incluídos em salas de ensino regular após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/96), que assegura, que seus professores devem ser capacitados para a integração destes alunos nas classes comuns (Art. 59, caput III). Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal fazer um estudo teórico-crítico sobre as teorias, métodos e concepções utilizados e incentivados para o ensino de língua estrangeira nas escolas de ensino regular com ênfase em uma clientela específica: os surdos. Para tanto, se traça um panorama histórico sobre o ensino da Língua Espanhola no Brasil e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula do ensino regular. Além disso, são levantadas discussões e reflexões acerca das teorias, métodos e concepções de ensino mais comumente utilizados pelos professores no ensino de língua estrangeira e sua aplicabilidade junto aos alunos-surdos. Ao final, chega-se à conclusão de que caberá ao professor perceber que método será o melhor utilizado para proporcionar ao aluno-surdo o acesso à educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Patrícia Aparecida Espina pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Teorias da aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino de língua espanhola para surdos: um estudo teórico-crítico pt_BR
dc.type Other pt_BR


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