dc.contributor.author |
Lino, Fabrícia Chagas Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-06T20:18:39Z |
|
dc.date.available |
2016-09-06T20:18:39Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 863 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11300 |
|
dc.description |
LINO, F. C. A. Figuração da "Casa Espanhola" do pós-guerra em Nada, de Carmen Laforet. 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe-se analisar a caracterização do espaço da casa em que se
desenvolvem as situações dramáticas mais significativas constitutivas da diegese do
romance Nada, de Carmen Laforet. Faz-se um estudo da configuração de uma alegoria
da Espanha do pós-guerra, no romance, tendo em vista que o espaço alegórico (e
alegorizável), na narrativa, se caracteriza como uma representação da nação espanhola
do pós-guerra. Com base na perspectiva de Walter Benjamin sobre a alegoria
(BENJAMIN, 2004; 2007), a narrativa aponta para a atmosfera caótica constitutiva do
contexto cotidiano dos indivíduos sob a ditadura franquista, na Espanha, representados
pelas personagens. Nesse sentido, a narrativa do romance projeta uma possível leitura
do estado de luto e das ruínas (BENJAMIN, 2004; 2007) que, de certo modo, figuram
no presente das personagens do romance Nada. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Wanderlan da Silva Alves |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Carmen Laforet |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura franquista |
pt_BR |
dc.subject |
Nada (Romance) |
pt_BR |
dc.title |
Figuração da "Casa Espanhola" do pós-guerra em Nada, de Carmen Laforet |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |