UEPB - Repositório Digital

Os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Joelma Aleixo de
dc.date.accessioned 2016-09-09T21:13:43Z
dc.date.available 2016-09-09T21:13:43Z
dc.date.issued 2016-09-06
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11308
dc.description OLIVEIRA, J. A. Os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio.2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute o tratamento dado aos gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Nossos objetivos centrais são: I) identificar se os gêneros do domínio propagandístico são mais explorados no eixo “produção e recepção” ou no eixo “análise”; II) entender qual o tratamento dado aos gêneros do domínio propagandístico nesses eixos; e III) analisar se o tratamento dado aos gêneros desse domínio focaliza as características sociocomunicativas e formais deles. Para isso, analisamos duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições 2012-2014 e 2015-2017, e adotadas no município de Monteiro onde está localizado o campus VI da UEPB. Esta pesquisa, que é qualitativa, descritivo-interpretativa e documental, tomou como fontes teóricas as contribuições de Chaves (2007) e Da Costa (2008) sobre os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos; e as de Carvalho (2014, 1998), Sampaio (1999) e Sandmann (2000) sobre o domínio propagandístico. Constatamos que as duas coleções exploram as características dos gêneros. A coleção LDX mostra mais gêneros, nota-se um total de trinta e três, em suas diferentes esferas, denominados como anúncios, folhetos e placas, sendo que o foco maior das atividades é dada aos anúncios publicitários. Observamos que as atividades exploram as características dos gêneros. Quanto ao trabalho realizado pela coleção LDY, verificou-se que a ênfase dar-se aos anúncios também, observa-se que o número de gêneros é inferior em relação a coleção anterior, esta apresenta apenas oito, as atividades exploram as características do gênero, não encontramos nenhuma atividade como forma de pretexto, ou seja, que não abordam as características do gênero, percebemos que é bastante relevante e motivador saber que as atividades propostas são apresentadas de forma que os alunos reflitam a partir das questões. pt_BR
dc.description.sponsorship Bruno Alves Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero propaganda pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Os gêneros do domínio propagandístico nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta