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Este trabalho discute o tratamento dado aos gêneros do domínio propagandístico nos livros
didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Nossos objetivos centrais são: I)
identificar se os gêneros do domínio propagandístico são mais explorados no eixo “produção
e recepção” ou no eixo “análise”; II) entender qual o tratamento dado aos gêneros do domínio
propagandístico nesses eixos; e III) analisar se o tratamento dado aos gêneros desse domínio
focaliza as características sociocomunicativas e formais deles. Para isso, analisamos duas
coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), nas edições 2012-2014 e 2015-2017, e adotadas no município de Monteiro onde está localizado o campus VI da
UEPB. Esta pesquisa, que é qualitativa, descritivo-interpretativa e documental, tomou como
fontes teóricas as contribuições de Chaves (2007) e Da Costa (2008) sobre os gêneros do
domínio propagandístico nos livros didáticos; e as de Carvalho (2014, 1998), Sampaio (1999)
e Sandmann (2000) sobre o domínio propagandístico. Constatamos que as duas coleções
exploram as características dos gêneros. A coleção LDX mostra mais gêneros, nota-se um
total de trinta e três, em suas diferentes esferas, denominados como anúncios, folhetos e
placas, sendo que o foco maior das atividades é dada aos anúncios publicitários. Observamos
que as atividades exploram as características dos gêneros. Quanto ao trabalho realizado pela
coleção LDY, verificou-se que a ênfase dar-se aos anúncios também, observa-se que o
número de gêneros é inferior em relação a coleção anterior, esta apresenta apenas oito, as
atividades exploram as características do gênero, não encontramos nenhuma atividade como
forma de pretexto, ou seja, que não abordam as características do gênero, percebemos que é
bastante relevante e motivador saber que as atividades propostas são apresentadas de forma
que os alunos reflitam a partir das questões. |
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