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Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas.

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dc.contributor.author Carvalho, Diego de Queiroz
dc.date.accessioned 2016-09-09T21:55:14Z
dc.date.available 2016-09-09T21:55:14Z
dc.date.issued 2012-12-05
dc.identifier.other CDD 657
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11313
dc.description CARVALHO, D. Q. Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012. pt_BR
dc.description.abstract As entidades públicas tem uma análise peculiar em relação aos seus padrões por causa do seu aspecto predominantemente social. Especificamente em relação às escolas públicas é um campo de aplicação que merece destaque por sua relevância. A contabilidade de custos é um instrumento que atualmente está sendo aplicada nessas entidades e está sendo inicialmente aplicada pelos órgãos normalizadores da contabilidade nacional. Esse trabalho propôs um modelo aceitável para o entendimento dos grupos de usuários da informação contábil procurando melhorar o processo de gestão dos recursos públicos nesse campo de aplicação por meio da aplicação do custeio direto, e com aplicação de estudo de caso, sendo este seu objetivo. Para isso foi feito um levantamento dos conceitos da contabilidade de custo, demonstração de resultado econômico e sistema de custo na administração pública. Foi utilizada uma metodologia classificada em bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, baseando -se no método dedutivo, e realizado um estudo de caso. Em seguida foi proposto um modelo inicial para mensurar os devidos valores. Após isso foi aplicado um estudo de caso na Escola Nossa Senhora de Fátima localizada na cidade de Sertânia-PE. O resultado encontrado foi negativo mostrando a necessidade de implantação desse relatório (Demonstração do Resultado Econômico) pelos órgãos e entidades para melhor gestão dos recursos públicos, mesmo sendo facultativa, para que se possa melhorar a aplicação desses recursos de forma mais eficaz e eficiente. pt_BR
dc.description.sponsorship José Humberto do Nascimento Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Contabilidade de custos pt_BR
dc.subject Demonstração do Resultado Econômico (DRE) pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Custeio direto pt_BR
dc.title Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas. pt_BR
dc.type Other pt_BR


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