Resumo:
As entidades públicas tem uma análise peculiar em relação aos seus padrões por causa do seu
aspecto predominantemente social. Especificamente em relação às escolas públicas é um
campo de aplicação que merece destaque por sua relevância. A contabilidade de custos é um
instrumento que atualmente está sendo aplicada nessas entidades e está sendo inicialmente
aplicada pelos órgãos normalizadores da contabilidade nacional. Esse trabalho propôs um
modelo aceitável para o entendimento dos grupos de usuários da informação contábil
procurando melhorar o processo de gestão dos recursos públicos nesse campo de aplicação
por meio da aplicação do custeio direto, e com aplicação de estudo de caso, sendo este seu
objetivo. Para isso foi feito um levantamento dos conceitos da contabilidade de custo,
demonstração de resultado econômico e sistema de custo na administração pública. Foi
utilizada uma metodologia classificada em bibliográfica e documental, com abordagem
qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, baseando -se no método
dedutivo, e realizado um estudo de caso. Em seguida foi proposto um modelo inicial para
mensurar os devidos valores. Após isso foi aplicado um estudo de caso na Escola Nossa
Senhora de Fátima localizada na cidade de Sertânia-PE. O resultado encontrado foi negativo
mostrando a necessidade de implantação desse relatório (Demonstração do Resultado
Econômico) pelos órgãos e entidades para melhor gestão dos recursos públicos, mesmo sendo
facultativa, para que se possa melhorar a aplicação desses recursos de forma mais eficaz e
eficiente.
Descrição:
CARVALHO, D. Q. Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.