Resumo:
Este estudo faz uma análise dos métodos utilizados pelos Microempreendedores
Individuais de Sertânia (MEI’s) – PE para formação do preço de venda de seus
produtos ou serviços. Tendo em vista que, os primeiros passos para o sucesso de
uma empresa é a definição correta do preço de venda. O presente estudo teve como
objetivo geral: verificar os principais métodos de formação do preço de venda
utilizados pelos Microempreendedores Individuais da cidade. A metodologia utilizada
foi uma pesquisa descritiva, bibliográfica, quantitativa, com coleta de dados, através
de um questionário. Em Sertânia – PE existe uma população de 150 (cento e
cinquenta) MEI’s, foi obtida uma amostra de 35 (trinta e cinco). Chegando-se à
conclusão que a maioria utiliza uma metodologia que se aproxima do método do
Markup ou o do método de Critérios Contábeis – Custos, para calcular o preço de
venda de suas mercadorias ou serviços. O resultado da pesquisa agrega
informações importantes para aumentar o conhecimento sobre os
Microempreendedores Individuais Sertanienses, visto que, grande parte dos
mesmos não possuem informações necessárias sobre os métodos de formação do
preço de venda que toda empresa deve utilizar, tomando isso como verdade, faz-se
necessário sugerir recomendações para trabalhos ou estudos futuros com a
população dos (MEI’s) desta referida cidade.
Descrição:
SILVA, A. L. C. Formação de preço: uma análise sobre os métodos de formação do preço de venda dos microempreendedores individuais (MEI's) da cidade de Sertânia - PE. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.