Resumo:
Devido ao constante surgimento de inovações tecnológicas que estão presentes na sociedade
atualmente, o nosso modo de viver e consequentemente a forma de re/pensar a educação vem
passando por mudanças, ou pelo menos deveria. Assim, surge a necessidade desta pesquisa,
que investigou o modo como os professores tem se adaptado à esta nova realidade, como tem
incorporado às novas tecnologias à sua prática pedagógica e quais as principais dificuldades
que enfrentam neste processo. Nesse contexto, a presente investigação objetiva descrever de
que forma os professores tem utilizado as novas tecnologias em suas aulas. Primeiramente
apresentaremos conceitos sobre tecnologias, em seguida discutiremos a sua relação com a
educação e o trabalho do professor diante da utilização das tecnologias com base nas teorias
de KensKi (2007), além de abordar algumas políticas públicas no Brasil voltadas para a
educação e novas tecnologias. Logo após apresentaremos os aspectos metodológicos da
pesquisa, que teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual utilizamos o estudo de
caso que para Gil (2002) “Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos,
de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”. Os instrumentos utilizados
para coleta de dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários para a equipe
pedagógica e por meio de uma ficha de observação. Posteriormente realizaremos uma análise
dos dados obtidos na coleta com base nos conceitos de Mercado (1999), Brito (2002) e Silva
(2006). A partir dos resultados obtidos, foi possível constatar que as escolas estudadas
possuem equipamentos tecnológicos, embora limitados, estes estão sendo usados pelos
professores, porém ainda de forma pouco efetiva, os mesmos revelaram precisar de mais
formação na área de tecnologias.
Descrição:
SOARES, L. de S. O professor e o uso pedagógico das novas tecnologias em sala de aula. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.