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Este artigo apresenta uma discussão acerca da representação da etnia negra na
literatura infantil através de uma leitura da obra objeto de estudo O Menino Marrom,
de Ziraldo Alves Pinto, publicada em 1986. O objetivamos analisar a representação
da personagem negra, de acordo com os parâmetros da literatura infantil que
atualmente rompem estereótipos socialmente aceitos. Desta discussão
compreenderemos que O Menino Marrom converge para o caminho que
estabelece ao negro um papel/espaço que não necessariamente está marcado
pelo legado negativo da escravidão, pois apresenta o personagem negro em
situações do cotidiano. Através desta leitura, perceberemos que o uso de obras
literárias na condição de recursos paradidáticos, com a temática etnicorracial, na
escola, a exemplo da obra analisada, pode contribuir efetivamente com a afirmação
da identidade do/a aluno/a negro/a, rompendo com ideologias fundamentadas em
desigualdades etnicorraciais. Em função dessa discussão, tem-se, pois, um estudo
de caráter bibliográfico, com embasamento teórico nos estudos de autores como),
Paiva (2008), Bettelheim (1980), Zilá Bernd (1988), Brasil (1997), Candido (1972),
dentre outros que contribuíram para a fundamentação desse trabalho. |
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