UEPB - Repositório Digital

Gêneros textuais e ensino: elaboração de pré-projeto didático com base em unidades de livros em Língua Inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Falcão, Cristiane Vieira,
dc.date.accessioned 2016-09-27T14:54:32Z
dc.date.available 2016-09-27T14:54:32Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 371.117
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11386
dc.description FALCÃO, C. V. Gêneros textuais e ensino: elaboração de pré- projeto didático com base em unidades de livros em Língua Inglesa. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O livro didático sempre foi considerado uma grande ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, que se popularizou pelo ensino de gramática formal em línguas maternas. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a necessidade de conhecer outros idiomas concedeu ao livro didático uma nova função importantíssima: a divulgação e implantação de línguas estrangeiras nas diversas comunidades linguísticas. Atualmente, porém, o livro didático tem aberto espaço para considerar novas ferramentas vinculadas à produção linguístico-histórico- comunicativa: os gêneros textuais. Sociais e dialógicos, os gêneros textuais apresentam-se de forma oral ou escrita, realizando-se através da interação e participando de uma proposta de ensino comunicativo em sala de aula. Com isso, esta pesquisa de cunho qualitativo-exploratório busca descrever algumas unidades do livro It Fits, língua inglesa, utilizado nas turmas de Fundamental II (6º ao 9º ano) do Centro Educacional Osmar de Aquino, escola pública localizada na cidade de Guarabira-PB, na intenção de verificar como essas unidades didáticas abordam seus conteúdos nas perspectivas dos gêneros textuais, dando também o suporte necessário para produzir, organizar e refletir o gênero e suas produções textuais. Como resultado, será elaborado um pré-projeto didático com base nas descrições, tencionando a futura aplicação das destas no contexto escolar. Utilizaremos as ideias de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Lopes – Rossi (2008), PCN’s (1998) entre outros, como suporte teórico para desenvolver a presente pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Unidade didática pt_BR
dc.subject Pré-projeto didático pt_BR
dc.title Gêneros textuais e ensino: elaboração de pré-projeto didático com base em unidades de livros em Língua Inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta