dc.description.abstract |
A Educação Física é componente curricular indispensável em todas as etapas da escolaridade, devendo ser um instrumento educacional trabalhado de forma criteriosa para obter o desenvolvimento integral da criança. A presente pesquisa aqui delineada buscou conhecer a realidade das aulas de Educação Física trabalhadas por professores pedagogos numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Borborema-PB, no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. É uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, monografias, baseados nos PCN’s, LDB, Darindo, Freire entre outros. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisou aspectos sobre a atuação do pedagogo nas aulas de EF, os conteúdos trabalhados, a participação dos alunos nas atividades propostas e também sobre quem deve ministrar as aulas, se é o professor regente ou o especialista na área. Diante dos resultados obtidos ficou evidenciado que apesar de alguns conteúdos da cultura corporal serem focados nas aulas, a atuação dos professores se encontra muito limitada a atividades recreativas. Necessita urgente de uma reformulação na forma como vem sendo trabalhada a EF na instituição pesquisada, uma das alternativas seria uma reformulação na organização do currículo, que deixe claro seus objetivos e competências a desenvolver, uma qualificação profissional, onde os professores sejam capacitados, para atuar de forma eficiente, ou ainda deixar a cargo da disciplina um professor licenciado em Educação Física. |
pt_BR |