Resumo:
O presente artigo apresenta reflexões acerca da ludicidade na Educação Infantil como contribuição para aquisição da aprendizagem. Essas reflexões são fomentadas pelo relato da vivência efetivada na oportunidade do Estágio Supervisionado realizado na creche do Quarto Batalhão de Polícia Militar, localizada no município de Guarabira-PB. Apresentaram-se relatos da aplicabilidade de atividades de intervenção através de práticas lúdicas. Objetivou-se discutir a contribuição das Atividades Lúdicas na Educação Infantil. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em documentos que versam sobre a Educação Infantil e a Ludicidade, como, os Parâmetros Nacionais de Qualidade Para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Além de uma metodologia baseada em técnicas de observação, pesquisas bibliográficas e aplicabilidade de Atividades Lúdicas, como, a Contação de História e o Teatro de Fantoches. Mediante as análises e reflexões desenvolvidas, destacou-se a importância do Lúdico como ferramenta criativa e inovadora que contribui, pois, para o desenvolvimento pleno das crianças, uma vez que se observou um grande interesse das crianças na prática desenvolvida na Creche no tocante à aplicabilidade de Atividades Lúdicas.
Descrição:
ARAÚJO, P. da S. Aspectos da ludicidade na educação infantil como contribuição para o aprendizado: relato de experiência no estágio supervisionado. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.