UEPB - Repositório Digital

O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Macena, Thayane Morais
dc.date.accessioned 2016-09-27T17:48:58Z
dc.date.available 2016-09-27T17:48:58Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 418.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11425
dc.description MACENA, T. M. O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy, 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Despertar o gosto pela leitura, sempre foi uma das finalidades da nossa prática em Língua Portuguesa. E hoje, com tantos recursos midiáticos, se tornou ainda mais difícil convencer o aluno da importância do exercício da leitura dos textos escritos na sala de aula. As principais indagações eram como despertar o aluno para a leitura de textos e quais gêneros textuais utilizar. Diante destas indagações, foram aplicados dois planos em sala de aula que utilizam o gênero poema para duas turmas – 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental John Kennedy, em Guarabira/PB. Os citados planos de aula foram baseados em material disponibilizado pela Revista Nova Escola. A partir da regência e observação das aulas, 02 em cada turma, se procedeu a análise qualitativa. A atuação nessa escola fez parte do PIBID – Programa de Iniciação à Docência, através do Subprojeto Língua Portuguesa PIBI/UEPB/CH. E, com o objetivo de refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa (leitura, literatura, gramática e produção de textos), no caso deste artigo, leitura, nos fundamentamos nas leituras de Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (1986). Conclusivamente, se pode afirmar, após a prática em sala de aula que a leitura de textos poéticos consegue despertar o entusiasmo e a criatividade dos alunos, levando-os às novas leituras e novas percepções de mundo a partir dessas leituras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mediação da leitura pt_BR
dc.subject Leitores pt_BR
dc.subject Poema – Gênero Literário pt_BR
dc.title O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta