Resumo:
A presente monografia traz uma reflexão acerca da influência que a literatura infantojuvenil
As obras infanto-juvenis (escritas ou não) trazem implícitas em suas
mensagens atitudes que negam ou reprimem a existência do povo negro na sua
positividade e assim a aparição deste povo em produções literárias ainda é papéis de
dependência com imagens que expressam condições de inferioridade. As imagens
negativas acerca da cultura negra surgiram desde a antiguidade e persiste até os dias
atuais. Para contornar toda uma situação de formação racista criada há muitos
séculos atrás e mantida na atualidade, foi sancionada a lei 10.639/03que obriga as
escolas a incluir no seu currículo a história e a cultura da África e do afro descendente
brasileiro, ação que vem contribuindo para a formação da consciência negra de uma
nova geração. Na abrangência desta lei, verifica-se um implemento na produção de
livros direcionados ao segmento infanto-juvenil e estes vem sendo distribuídos para
as escolas brasileiras embora o trabalho no cotidiano escolar ainda é fraco. Para
desenvolver a monografia trabalhou-se a pesquisa de natureza bibliográfica tendo
como referenciais: Inaldete Andrade, Regina Zilberman, Kabengele Munanga dentre
outras/os. Assim, ficou registrado que o entendimento que é adotado neste estudo é
o de que é a partir da educação que o quadro de racismo na sociedade pode
transformar-se e dessa forma pode ser cultivada uma cultura de reconhecimento e
respeito, e uma das metodologias para chegar a esse objetivo é a utilização de uma
literatura infanto-juvenil adequada e livre da ideologia racista.
Descrição:
ALVES A. K. M. de O. A literatura infanto-juvenil com personagens negras e a contribuição da Lei 10.639/03. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016