dc.description.abstract |
Este trabalho tem o propósito de discutir o ensino de Língua Portuguesa e perceber, a partir de depoimentos de alunos e professores, questões relacionadas ao aprendizado de língua, como: interesse pela disciplina por parte dos alunos, práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, criação de ambiente interacional de aprendizado, inserção dos gêneros textuais para prática de leitura e produção escrita, entre outros assuntos. Como base teórica, fundamentamo-nos nas teorias bakhtinianas e em teóricos que discutem a questão da linguagem e de seu ensino, como Faraco (2008), Geraldi (1991), Lopes-Rossi (2011), Antunes (2009), entre outros, além de debruçarmo-nos sobre as orientações dadas pelos PCNs, contrapondo-as com as práticas pesquisadas. Com relação aos dados metodológicos, podemos dizer que essa foi uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, que se realizou de forma bibliográfica e campal. Foram pesquisadas duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Soares de Oliveira, onde entrevistamos um professor e onze alunos; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, onde entrevistamos dois professores e quatro alunos. Ambas escolas são localizadas no município de Itapororoca-PB. Através da pesquisa, percebemos, dentre outras coisas, que os alunos percebem a importância da disciplina de Língua Portuguesa como um fator que modifica sua realidade, uma vez que o auxilia a posicionar-se adequadamente em situações comunicativas diferenciadas e que os professores, embora esforcem-se em adequar suas práticas às novas demandas solicitadas para o ensino de LP, ainda encontram dificuldades em trabalhar as questões da língua a partir de perspectivas mais interacionistas e menos tradicionais. |
pt_BR |