UEPB - Repositório Digital

O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Willame Silva de
dc.date.accessioned 2016-09-27T17:56:43Z
dc.date.available 2016-09-27T17:56:43Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11435
dc.description ANDRADE, W. S. de. O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem o propósito de discutir o ensino de Língua Portuguesa e perceber, a partir de depoimentos de alunos e professores, questões relacionadas ao aprendizado de língua, como: interesse pela disciplina por parte dos alunos, práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, criação de ambiente interacional de aprendizado, inserção dos gêneros textuais para prática de leitura e produção escrita, entre outros assuntos. Como base teórica, fundamentamo-nos nas teorias bakhtinianas e em teóricos que discutem a questão da linguagem e de seu ensino, como Faraco (2008), Geraldi (1991), Lopes-Rossi (2011), Antunes (2009), entre outros, além de debruçarmo-nos sobre as orientações dadas pelos PCNs, contrapondo-as com as práticas pesquisadas. Com relação aos dados metodológicos, podemos dizer que essa foi uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, que se realizou de forma bibliográfica e campal. Foram pesquisadas duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Soares de Oliveira, onde entrevistamos um professor e onze alunos; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, onde entrevistamos dois professores e quatro alunos. Ambas escolas são localizadas no município de Itapororoca-PB. Através da pesquisa, percebemos, dentre outras coisas, que os alunos percebem a importância da disciplina de Língua Portuguesa como um fator que modifica sua realidade, uma vez que o auxilia a posicionar-se adequadamente em situações comunicativas diferenciadas e que os professores, embora esforcem-se em adequar suas práticas às novas demandas solicitadas para o ensino de LP, ainda encontram dificuldades em trabalhar as questões da língua a partir de perspectivas mais interacionistas e menos tradicionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fernanda Barboza de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta