Resumo:
Este trabalho tem como seu principal objetivo avaliar o papel do estágio
supervisionado para a formação dos docentes. Trata-se de um estudo desenvolvido,
tendo em vista que o estágio supervisionado curricular é parte integrante e
obrigatória para formação do futuro professor, analisando o significado do conceito
de estágio em sua perspectiva histórica, teórica e legal. Como foco da avaliação do
estágio supervisionado, considera-se que este estudo pode promover uma melhor
concepção das contradições que permeiam a temática do estágio e apontar
caminhos que fortaleçam o processo de formação profissional docente. Como
metodologia o estudo contempla uma pesquisa documental e bibliográfica e quanto
a consecução dos objetivos, uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória.
Portanto, no momento do estágio curricular supervisionado o aluno-estagiário deve
procurar articular seus conhecimentos com a prática de maneira que ocorra um
equilíbrio, exigindo-se do mesmo refletir criticamente a respeito das ações e
situações vivenciadas. A experiência no campo de estágio, deverá levar o estagiário
a uma capacitação reflexiva e analítica acerca da prática docente.
Descrição:
OLIVEIRA, A. B. S. A importância do estágio supervisionado na formação do
futuro docente. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016