dc.contributor.author |
Souza, Isaac Cirilo de |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-27T18:15:43Z |
|
dc.date.available |
2016-09-27T18:15:43Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.other |
CDD 410 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454 |
|
dc.description |
SOUZA, I. C. de. A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo faremos uma reflexão sobre o estudo de língua portuguesa, com enfoque para a abordagem da gramática e sua compreensão no ensino básico (fundamental e médio) e na universidade (ensino superior). Nossa pesquisa está voltada para a análise das aulas de português na educação básica e no ensino superior para, assim, comparar as estratégias metodológicas de ensino usadas pelos professores de português da EEEFM Antonieta Correa de Menezes, no município de Pilões – PB e pelos professores do ensino superior, a partir da nossa experiência como discente do curso de Letras - Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia privilegiou a entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário, conversa com professores de português da escola citada, observação de aulas e pesquisa bibliográfica. Destaca-se como objetivo da pesquisa a análise da realidade dos professores no dia a dia escolar em contraponto com as teorias abordadas no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, na perspectiva de descrever quais os avanços e desafios relativos ao ensino de gramática contextualizada e apresentar um panorama de como vem sendo desenvolvido esse processo nas escolas e na faculdade, percebendo, com isto, o atual estado de dominação do ensino de gramática descontextualizada presente na escola em comparação com a universidade. Para fundamentar nossas concepções recorremos a autores como Antunes (2003; 2007), Neves (2008), Travaglia (1997), Laranjeira (2000). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria de Fátima Aquino de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática – Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |