UEPB - Repositório Digital

A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Isaac Cirilo de
dc.date.accessioned 2016-09-27T18:15:43Z
dc.date.available 2016-09-27T18:15:43Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11454
dc.description SOUZA, I. C. de. A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens. 2013. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo faremos uma reflexão sobre o estudo de língua portuguesa, com enfoque para a abordagem da gramática e sua compreensão no ensino básico (fundamental e médio) e na universidade (ensino superior). Nossa pesquisa está voltada para a análise das aulas de português na educação básica e no ensino superior para, assim, comparar as estratégias metodológicas de ensino usadas pelos professores de português da EEEFM Antonieta Correa de Menezes, no município de Pilões – PB e pelos professores do ensino superior, a partir da nossa experiência como discente do curso de Letras - Português na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A metodologia privilegiou a entrevista semiestruturada, com aplicação de questionário, conversa com professores de português da escola citada, observação de aulas e pesquisa bibliográfica. Destaca-se como objetivo da pesquisa a análise da realidade dos professores no dia a dia escolar em contraponto com as teorias abordadas no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa, na perspectiva de descrever quais os avanços e desafios relativos ao ensino de gramática contextualizada e apresentar um panorama de como vem sendo desenvolvido esse processo nas escolas e na faculdade, percebendo, com isto, o atual estado de dominação do ensino de gramática descontextualizada presente na escola em comparação com a universidade. Para fundamentar nossas concepções recorremos a autores como Antunes (2003; 2007), Neves (2008), Travaglia (1997), Laranjeira (2000). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima Aquino de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - Ensino pt_BR
dc.subject Gramática – Ensino Superior pt_BR
dc.subject Gramática – Ensino Médio pt_BR
dc.title A gramática no ensino básico e na universidade: um breve estudo sobre as diferentes abordagens pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta