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Este trabalho objetiva mostrar como se dá a prática de ensino da Língua Portuguesa
tendo em vista as críticas sobre o predomínio da maneira tradicional e alheia à
realidade linguística existente. Neste sentido, propomos outras formas de como esse
ensino deveria ser melhorado, apresentando uma proposta desenvolvida no sexto ano
do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de
Carvalho da cidade de Caiçara – PB, sempre trazendo para a sala de aula a
conciliação entre o ensino de gramática normativo revisitado, com a lingüística,
trabalhando com texto e instigando nos alunos os conhecimentos prévios. Nossas
discussões abordam algumas concepções de gramática, tais como as visões
existentes em relação à mesma sob o aspecto tradicional e linguístico assim como o
ensino da norma culta sob o molde padrão e como seria segundo a visão descritiva,
uma forma de trabalhar a gramática de forma contextualizada, evitando assim a
rejeição dos alunos ao que tange o ensino de língua materna. Fundamentado no
aporte teórico de Perini (1997), Possenti (2003), Perini (1997), Bagno (2002),
Travaglia (2001), Neves (2002), dentre outros que estão presentes neste trabalho,
visando a articulação entre o ensino de gramática com o contexto, promovendo a
interação entre as competências linguísticas e comunicativas, tratando de uma
pesquisa de natureza qualitativa. Constatamos que o ensino de gramática é
importante no processo educacional do alunado, mas não devemos tratá-la de
maneira isolada, mas sim, utilizar outras formas e metodologias para o ensino de
Língua Materna, incluindo principalmente o conhecimento internalizado do falante. |
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