UEPB - Repositório Digital

O ensino de gramática revisitado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Amanda Pereira da
dc.date.accessioned 2016-09-27T20:45:52Z
dc.date.available 2016-09-27T20:45:52Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.other CDD 409
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11464
dc.description SILVA, A. P. da. O ensino de gramática revisitado. 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva mostrar como se dá a prática de ensino da Língua Portuguesa tendo em vista as críticas sobre o predomínio da maneira tradicional e alheia à realidade linguística existente. Neste sentido, propomos outras formas de como esse ensino deveria ser melhorado, apresentando uma proposta desenvolvida no sexto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de Carvalho da cidade de Caiçara – PB, sempre trazendo para a sala de aula a conciliação entre o ensino de gramática normativo revisitado, com a lingüística, trabalhando com texto e instigando nos alunos os conhecimentos prévios. Nossas discussões abordam algumas concepções de gramática, tais como as visões existentes em relação à mesma sob o aspecto tradicional e linguístico assim como o ensino da norma culta sob o molde padrão e como seria segundo a visão descritiva, uma forma de trabalhar a gramática de forma contextualizada, evitando assim a rejeição dos alunos ao que tange o ensino de língua materna. Fundamentado no aporte teórico de Perini (1997), Possenti (2003), Perini (1997), Bagno (2002), Travaglia (2001), Neves (2002), dentre outros que estão presentes neste trabalho, visando a articulação entre o ensino de gramática com o contexto, promovendo a interação entre as competências linguísticas e comunicativas, tratando de uma pesquisa de natureza qualitativa. Constatamos que o ensino de gramática é importante no processo educacional do alunado, mas não devemos tratá-la de maneira isolada, mas sim, utilizar outras formas e metodologias para o ensino de Língua Materna, incluindo principalmente o conhecimento internalizado do falante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Gramática - Ensino pt_BR
dc.subject Linguística - Ensino pt_BR
dc.title O ensino de gramática revisitado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta