Resumo:
Este trabalho teve por objetivo analisar se há eficiência no gasto público com o setor
educacional, buscando entender através de uma análise qualitativa aspectos que evidenciem o
nível de qualidade do ensino na rede estadual. A Contabilidade Pública vem passando por um
importante processo de reformulação de foco e das práticas contábeis consequentemente.
Nesta concepção o controle dos custos do setor público está sendo fortemente exigidos pelos
órgãos fiscalizadores da gestão, como pela própria sociedade que começa a toma consciência
e compreende como esses instrumentos são fundamentais para avaliar e cobrar melhores
resultados da gestão pública. Foi realizado um estudo de caso junto a uma amostra de 108
alunos e 10 professores de uma escola da rede estadual de ensino. A metodologia empregada
foi Explicativa quanto aos objetivos, Bibliográfica e Documental quanto aos procedimentos,
Qualitativa quanto à abordagem e indutiva quanto ao método de constatação. Os resultados
foram analisados através de planilhas Excel, SPSS , Gráficos e Tabelas. Nos resultados
encontrados observou-se que os mesmos estão insatisfeitos com as condições que lhe são
ofertadas, pois os níveis de discordância foram maiores percentualmente na maioria das
questões levantadas. Diante dessas informações qualitativas pode-se dizer que o custo
encontrado de R$ 170,47 mensal por aluno, não está suprindo as necessidades da escola,
evidenciando a ineficiência do estado nas ações governamentais, fato que vem reforça a
importância da contabilidade e principalmente da contabilidade de custos para o
aperfeiçoamento da gestão.
Descrição:
SANTOS, L. F. A. Uma pesquisa explicativa quanto a eficiência do gasto no setor público em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Serra Branca no Cariri Ocidental paraibano: um estudo de caso. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.