Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11477
Título: Uma pesquisa explicativa quanto a eficiência do gasto no setor público em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Serra Branca no Cariri Ocidental paraibano: um estudo de caso
Autor(es): Santos, Luiz Fernando Antonino dos
Palavras-chave: Setor educacional
Contabilidade pública
Custos no setor público
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar se há eficiência no gasto público com o setor educacional, buscando entender através de uma análise qualitativa aspectos que evidenciem o nível de qualidade do ensino na rede estadual. A Contabilidade Pública vem passando por um importante processo de reformulação de foco e das práticas contábeis consequentemente. Nesta concepção o controle dos custos do setor público está sendo fortemente exigidos pelos órgãos fiscalizadores da gestão, como pela própria sociedade que começa a toma consciência e compreende como esses instrumentos são fundamentais para avaliar e cobrar melhores resultados da gestão pública. Foi realizado um estudo de caso junto a uma amostra de 108 alunos e 10 professores de uma escola da rede estadual de ensino. A metodologia empregada foi Explicativa quanto aos objetivos, Bibliográfica e Documental quanto aos procedimentos, Qualitativa quanto à abordagem e indutiva quanto ao método de constatação. Os resultados foram analisados através de planilhas Excel, SPSS , Gráficos e Tabelas. Nos resultados encontrados observou-se que os mesmos estão insatisfeitos com as condições que lhe são ofertadas, pois os níveis de discordância foram maiores percentualmente na maioria das questões levantadas. Diante dessas informações qualitativas pode-se dizer que o custo encontrado de R$ 170,47 mensal por aluno, não está suprindo as necessidades da escola, evidenciando a ineficiência do estado nas ações governamentais, fato que vem reforça a importância da contabilidade e principalmente da contabilidade de custos para o aperfeiçoamento da gestão.
Descrição: SANTOS, L. F. A. Uma pesquisa explicativa quanto a eficiência do gasto no setor público em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Serra Branca no Cariri Ocidental paraibano: um estudo de caso. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11477
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Fernando Antonino dos Santos.pdfPDF - Luiz Fernando Antonino dos Santos1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.