Resumo:
O presente estudo teve como objetivo principal analisar os principais controles internos que
devem ser estruturados em uma Instituição de Ensino Superior. A metodologia utilizada
consiste em um estudo descritivo e exploratório com a utilização do método indutivo.
Realizou-se uma pesquisa de campo onde foi selecionada uma Instituição de Ensino Superior.
A coleta dos dados foi realizada através de questionário respondido por servidores da
entidade, que constituem a amostra do presente estudo. Os resultados encontrados
demonstram que apesar de não existir regulamentação e estrutura legal, a instituição estudada
exerce algumas atividades de controle interno. Em síntese, para que seja estruturado e
implantado o sistema de controle interno na Instituição de Ensino, sugere-se que se institua
uma regulamentação na forma de estatuto e regimento interno, que será a base legal do
sistema que deverá abranger as funções de ouvidoria, controladoria e auditoria com o objetivo
de apoiar a gestão de recursos públicos de acordo com os critérios de legalidade,
economicidade, eficiência e eficácia. Espera-se que o estudo, ao analisar os principais
controles internos que devem ser estruturados numa Instituição de Ensino Superior, possa
despertar o interesse para sua implantação.
Descrição:
SILVA, T. M. M. Um estudo sobre a estruturação dos controles internos de uma instituição de ensino superior pública do estado da Paraíba. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.