Resumo:
Desde a década de 70 já se discutiam os problemas relativos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na escola pública. Os estudos atuais não apenas confirmam as discussões anteriores, mas ampliam essas dificuldades e, apontam propostas. Mas na prática, o que pensam aqueles que vivem a escola básica: alunos e professores das escolas públicas? Enquanto licencianda do Curso de Letras e bolsista do Subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID/UEPB/CH resolvemos discutir a visão dos alunos. Questionamos-nos: quem são os alunos de Língua Portuguesa da Escola Polivalente? Como esses alunos veem o ensino de Língua Portuguesa na sua escola? Com o objetivo de discutir a temática, realizamos uma pesquisa de campo, que evidencia a importância da utilização de metodologias quantitativas e qualitativas, ou seja, o método quanti-quali para levantar dados sobre o perfil dos alunos e suas percepções sobre o ensino de Língua Portuguesa na E. E. E. M. Monsenhor Emiliano de Cristo – Guarabira-PB. Como suporte teórico nós utilizamos alguns pressupostos de ANTUNES (2003), GERALDI (2002), PCN´s (1998) entre outros. Chegamos à conclusão que: os alunos da escola são alunos que se interessam pelo ensino de Língua Portuguesa, mas aquele ensino que realmente os faça interagir com o mundo.
Descrição:
COSTA, D. R. da. Perfil e percepções dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo – Proemi sobre o ensino de língua portuguesa. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.