Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de preços quanto ao método do
custeio variável pelo Mark-up como parâmetro adequado para a formação do preço de venda
numa microempresa que atua no setor de moda íntima. O estudo caracterizou-se como
pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se da abordagem qualitativa e quantitativa e
adaptando o referencial teórico sobre formação de preços para uma microempresa. Trata-se de
um estudo teórico-empírico, em que se conjecturou a determinação de um preço de venda a
partir dos custos e despesas variáveis incorridos para a elaboração do produto. Utilizou-se dos
conceitos propostos pelo custeio variável, custo padrão, custo de oportunidade e depreciação
econômica. E por fim, apresentou-se sob a fórmula do Mark-up, a constituição do preço de
venda, fez-se a comparação com o preço anteriormente praticado pela empresa, demonstrando
a sensibilidade do preço e a simulação do lucro. A conclusão do estudo salientou que, a
contabilização dos custos de produção, dentro desta proposta, oferece a gestão da empresa
informações muito mais confiáveis úteis para a elaboração de orçamentos.
Descrição:
NEVES, R. S. Estudo de caso sobre a formação do preço de vendo no setor de moda íntima numa microempresa quanto ao método do custeio variável pelo Mark-up. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.