Resumo:
Este artigo faz um relato de uma experiência de Ensino de Literatura, com o uso do teatro como instrumento metodológico em duas turmas de 9°Ano, em duas escolas públicas de Serra de São Bento/RN, no ano de 2012. Trata-se de um projeto desenvolvido com o objetivo principal de propiciar aos estudantes oportunidades de aprender com a Literatura, formando leitores autônomos. Para tanto, no primeiro momento, utilizei a contribuição de Osakabe (2004), Silva (1995), Matta (2009), Bordini; Aguiar (1989), London (1999) para ajudar na discussão sobre Literatura e Ensino. No segundo momento, trouxe os pensamentos de Cosson (2010), Vygotsky (2004), Japiassu (2008), Tiba (2005), Courtney (1990) e Bordini; Aguiar (1989) sobre o teatro e suas vantagens no Ensino de Literatura. Além disso, junto ao relato de experiência, vieram os pensamentos de Maia (2007), Lajolo (1991), Solé (1998), Freire (1996) e Bragatto Filho (1995). A turma do 9° ano “A” apresentou o desfile de O Cortiço, adaptação do Romance Naturalista de igual título do autor Aluísio Azevedo e a turma do 9° ano “U”, A Moreninha, baseado no Romance Romântico de mesmo nome de Joaquim Manoel de Macedo.
Descrição:
LIMA, M. de S. O teatro como instrumento metodológico para o ensino de literatura na escola: experiências no 9° ano, em Serra de São Bento/RN. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.