Resumo:
A expansão das novas tecnologias, vivida nas últimas décadas, tem sido responsável por transformações significativas em várias áreas: nas relações humanas, na medicina, engenharia, economia, na escola... No entanto, comprova-se na escola a subutilização desses recursos didáticos. Não seria possível que a utilização desses recursos melhorasse a aula de língua portuguesa? Por que então, os professores os subutilizam? Assim, com o objetivo de refletir sobre essa questão elaboramos esse artigo, amparados pela literatura existente sobre o assunto e, pela pesquisa realizada com 05 professores de LP da Escola Prof. José Soares de Carvalho em Guarabira/PB, onde atuo como bolsista do Subprojeto de língua portuguesa. A base teórica foram os pressupostos de Moraes (2008) de Souza, Moita e Gomes (2011) e Stratobinas (2008) e outros. Concluiu-se que o uso e a exploração das tecnologias como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa auxiliam na aquisição de novos conhecimentos dos alunos e complementam a prática pedagógica da sala de aula. No entanto, o letramento digital (precário) de muitos professores, e uma discreta resistência à utilização dos recursos tecnológicos ainda impede o uso desses, com mais frequência.
Descrição:
Cruz, E. C. M. A. da. Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e as novas tecnologias no ensino médio da E. E. E. F. M. José Soares de Carvalho. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.