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Este trabalho se concretizou pela necessidade de contrastar a visão de professores e
alunos acerca das dificuldades existentes no ensino/aprendizagem da leitura e da escrita
em duas escolas públicas do cariri paraibano, tendo em vista que essas práticas são
requisitos básicos para a formação de alunos conscientes e críticos em meio ao exercício
da cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, bibliográfico e de
campo, com a utilização de questionários para professores e alunos, entrevistas gravadas
com professores e observações em sala de aula, em busca de analisar a prática de ensino
e os métodos utilizados para um trabalho com leitura e escrita no Ensino Médio. Para
isso, foram utilizadas como embasamento teórico as contribuições dos estudos de
Kleiman (1995; 2002), Marcuschi (2008), PCNs (1997), Cagliari (2009), Freire (1983,
1995, 2005), Soares (2001), dentre outros. Após a transcrição das entrevistas e
interpretação dos questionários, percebeu-se que os alunos do professor 1 concebem a
leitura e a escrita como fatores de extrema importância para o aprendizado, porém eles
ainda têm resistência ao ensino inovador dessas práticas; já o professor 1, em relação ao
trabalho com a leitura e escrita em sala de aula, em alguns momentos incentiva essas
práticas, buscando trabalhar com os gêneros e as produções textuais, mas, na maioria
das vezes, acaba utilizando os métodos tradicionais, centrados no estudo do código.
Quanto aos alunos do professor 2, é notório que a maioria considera a leitura e a escrita
muito importantes para o ensino e dizem ter o hábito dessas práticas; o professor 2
relata também a importância dessas práticas, acrescentando que elas ultrapassam as
regras gramaticais e os conteúdos formais sobre a língua, e sua metodologia de ensino
pode ser considerada, de certa forma, inovadora, mas isso ainda não é uma prática
cotidiana na sala de aula de língua portuguesa das escolas do cariri paraibano. Com isso,
foi possível observar que a visão de alunos e professores quanto às práticas de leitura e
escrita coincidem no que se refere à teoria, mas, quanto à prática em sala de aula,
observou-se que os professores ainda oscilam entre o ensino tradicional e àquele
baseado nas orientações dos PCNs. Assim, conclui-se que é preciso insistir nos estudos
das teorias sobre o ensino de língua portuguesa para que a mudança atinja efetivamente
a prática do professor e, assim, os alunos do Ensino Médio entrem, cada vez mais, em
contato com a língua viva em sala de aula. |
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