UEPB - Repositório Digital

A leitura dos discursos apresentados nos anúncios publicitários para o público infantil da Revista Recreio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Ildêize Lindacy da Silva
dc.date.accessioned 2016-10-19T18:16:48Z
dc.date.available 2016-10-19T18:16:48Z
dc.date.issued 2015-08-31
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11565
dc.description MELO, I. L. S. A leitura dos discursos apresentados nos anúncios publicitários para o público infantil da Revista Recreio. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. pt_BR
dc.description.abstract È inegável que na sociedade atual o texto publicitário está cada vez mais presente, produzindo efeitos de sentidos inusitados e com extraordinário poder de persuasão. Diante disso, este trabalho teve como objetivos: a) analisar o discurso de anúncios publicitários direcionados ao público infantil, compreendendo quais são as estratégias utilizadas na produção desse tipo de anúncio e b) observar as leituras que os alunos fazem dos discursos apresentados em tais anúncios. Para isso, adotamos uma concepção de leitura baseada nas contribuições da Análise do Discurso de linha francesa seguindo os estudos de Orlandi (2007, 2008a, 2008b) e Fernandes (2005), entre outros. Ainda consideramos as contribuições de teóricos como Vestergaard e Shoreder (1988), Carvalho (2014) e Oliveira (2011), a respeito da publicidade em geral e especificamente a que é dirigida ao público infantil. Assim, investigamos os discursos infantis apresentados nos anúncios publicitários veiculados em 13 edições da Revista Recreio e a leitura realizada pelos alunos de uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental, numa escola pública na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, para isso propomos uma sequencia didática aplicada em 10 aulas. Portanto, iniciamos com uma pesquisa documental, selecionando o gênero anúncio publicitário e, em seguida, passamos para a pesquisa-ação, com o intuito de analisar as leituras feitas pelos alunos diante dos discursos propagados nos anúncios. A análise dos anúncios permitiu perceber a forma como o discurso publicitário é proposto à criança: dialogando com ela, interagindo, envolvendo-a em suas estratégias, transmitindo valores sociais e estilos de vida. Percebemos também que para seduzir o público infantil esse tipo de anúncio cria uma inter-relação entre produto e diversão, utilizando textos curtos e muitas imagens, além de dialogar não só com a criança, mas também com o adulto, que é quem de fato é o finalizador da compra. Durante as aulas, percebemos que é de suma importância o trabalho com uma prática de leitura capaz de despertar nos alunos um maior interesse pelas aulas, conduzindo-os a um posicionamento crítico em relação ao que é propagado no discurso publicitário. pt_BR
dc.description.sponsorship Luciana Fernandes Nery pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Anúncio publicitário pt_BR
dc.subject Público infantil pt_BR
dc.subject Gênero propaganda pt_BR
dc.title A leitura dos discursos apresentados nos anúncios publicitários para o público infantil da Revista Recreio. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta