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È inegável que na sociedade atual o texto publicitário está cada vez mais presente, produzindo
efeitos de sentidos inusitados e com extraordinário poder de persuasão. Diante disso, este
trabalho teve como objetivos: a) analisar o discurso de anúncios publicitários direcionados ao
público infantil, compreendendo quais são as estratégias utilizadas na produção desse tipo de
anúncio e b) observar as leituras que os alunos fazem dos discursos apresentados em tais
anúncios. Para isso, adotamos uma concepção de leitura baseada nas contribuições da Análise
do Discurso de linha francesa seguindo os estudos de Orlandi (2007, 2008a, 2008b) e
Fernandes (2005), entre outros. Ainda consideramos as contribuições de teóricos como
Vestergaard e Shoreder (1988), Carvalho (2014) e Oliveira (2011), a respeito da publicidade
em geral e especificamente a que é dirigida ao público infantil. Assim, investigamos os
discursos infantis apresentados nos anúncios publicitários veiculados em 13 edições da
Revista Recreio e a leitura realizada pelos alunos de uma turma de 6º Ano do Ensino
Fundamental, numa escola pública na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, para isso
propomos uma sequencia didática aplicada em 10 aulas. Portanto, iniciamos com uma
pesquisa documental, selecionando o gênero anúncio publicitário e, em seguida, passamos
para a pesquisa-ação, com o intuito de analisar as leituras feitas pelos alunos diante dos
discursos propagados nos anúncios. A análise dos anúncios permitiu perceber a forma como o
discurso publicitário é proposto à criança: dialogando com ela, interagindo, envolvendo-a em
suas estratégias, transmitindo valores sociais e estilos de vida. Percebemos também que para
seduzir o público infantil esse tipo de anúncio cria uma inter-relação entre produto e diversão,
utilizando textos curtos e muitas imagens, além de dialogar não só com a criança, mas
também com o adulto, que é quem de fato é o finalizador da compra. Durante as aulas,
percebemos que é de suma importância o trabalho com uma prática de leitura capaz de
despertar nos alunos um maior interesse pelas aulas, conduzindo-os a um posicionamento
crítico em relação ao que é propagado no discurso publicitário. |
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