Resumo:
Neste trabalho busca-se identificar e classificar as metáforas conceptuais que aparecem nas
reportagens jornalísticas sobre a copa do mundo 2014. Partimos da hipótese de que o recurso
das metáforas e metonímias é uma estratégia discursiva de que se vale o jornal para explicitar
a ideologia que o sustenta. No nosso caso, considerando a temática escolhida, as metáforas e
metonímias encontradas marcam a posição dos jornais frente ao evento “copa do mundo”.
Utilizamos como alicerce teórico, principalmente, os postulados teóricos de cunho
cognitivista de Lakoff e Johnson (2002[1980]), os quais confirmam a forte ubiquidade da
metáfora. O corpus foi constituído de três reportagens retiradas das Revistas Veja, Época e
Isto é, entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014. O resultado da pesquisa não só
confirmou a hipótese levantada como também identificou a ocorrência de expressões
linguísticas que atualizam tanto metonímias e metáforas ao mesmo tempo, quanto metáforas
conceptuais ontológicas, estruturais e orientacionais. As expressões metonímicas são
utilizadas pelo autor da reportagem ou pela própria revista com o intuito de não se
comprometer com o que está sendo veiculado; além disso, o uso das metáforas conceptuais
ontológicas (a personificação) deixa revelar que o autor teve a intenção de fazer com que o
público aceitasse suas ideias, através da atribuição de características humanas às informações
veiculadas.
Descrição:
SILVA, J. A. Das metáforas às metonímias nossas de cada dia: expressões semântico-discursivas em textos jornalísticos. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.