Resumo:
Este artigo tem a intenção de analisar as experiências vivenciadas pelo PIBID, subprojeto
História UEPB Campus III no município de Guarabira-PB. Esta pesquisa qualitativa e virtual,
teve como espaço de análise as Escolas da rede Estadual deste município e do Brasil. Diante
disso, condicionou-se nosso olhar para os saberes e aproximações realizadas pelo projeto
PIBID. Deste modo, se percebeu os avanços e aproximações significativas que o projeto vem
realizando em consonância com o Ensino de História. Dessa maneira, oportunizou-se aos
alunos, bolsistas e supervisoras a construção de um saber histórico dinâmico que produziu
sentido e significado para o aluno. Diluídas essas informações e seguindo os rastros abertos por
outros PIBIDs, abriu-se um leque de informações e recursos que proporcionou a realização
desta pesquisa. Nesta perspectiva, buscou-se compreender como PIBID e Ensino de História
mudou os contornos das relações ensino aprendizado. Como armações teóricas para sustentar
essa pesquisa utilizamos (BITTENCOURT, 2004), (CAIMI, 2006) e (SCHMIDT, 2009).
Descrição:
NUNES, S. B. Nas engrenagens do ensino de história: narrativas e práticas do subprojeto PIBID história. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.